sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Literatura

O que é Literatura?
Podemos partir do princípio que Literatura é uma manifestação artística e, como toda manifestação artística é reflexo do momento histórico em que está inserida e, ainda, é uma transfiguração do real.
A Literatura existiu muito antes da escrita, na sua forma oral, em histórias e cantigas.
Ela se distingue das demais artes pela utilização de elementos peculiares, o artísta literário busca uma expressão formal - o ritmo, o estilo, a forma e as figuras de linguagem - que proporcionam o prazer estético. Mas vale lembrar que a obra literária não se eterniza pela aspecto formal se não tiver sustentabilidade, também no conteúdo.
O poeta americano Ezra Pound escreveu que a literatura é a linguagem carregada de significado ao máximo grau possível, o filósofo francês Jaen-Paul Sartre diz que a literatura é a expressão da sociedade, como a palavra é a expressão do homem.
No Brasil, ao lado de uma Literatura dita "oficial", temos outra, bem mais antiga e popular, sendo a oralidade uma característca muito presente nesse tipo de literatura. A maioria dessas composições pertence ao Folclore, do inglês folk = povo e lore= conhecimento, sendo a base dessa literatura a herança indígena, portuguesa e africana.


Fontes:
CASCUDO.Luís da Câmara. Literatura oral do Brasil. 2ª ed. Rio de JaneiroJosé Olympio.1978,p. 23
POUND,Ezra. Arte da poesia- ensaio escolhido.3ª ed. Sã Paulo.Cultrix, 1991

Nenhum comentário:

Postar um comentário