A arte constitui-se como linguagem.
É uma das formas de conhecer e significar o mundo.
É, pois, atividade simbólica.
Tem um papel fundamental na educação, envolvendo aspectos cognitivos, sensíveis e culturais.
(Silvia Sell Duarte Pillotto, Propostas para a arte na educação infantil. Fonte: Site Arte na Escola – http://www.artenaescola.org.br/)
Alguns elementos para pensar a educação em arte na contemporaneidade:
- Necessidade de trabalhar a inter-relação entre o fazer, a leitura da obra de arte e a contextualização histórica, social, antropológica e/ou estética da obra.
- Produzir a interseção da experimentação, da decodificação e da informação.
Situação de Aprendizagem – Arte Contemporânea
Para o trabalho escolhi o 1º ano do Ensino Médio, trabalhando Artes, História e Literatura.
O trabalho consiste em analisar a pintura Operários ( 1931), de Tarcila do Amaral e a poesia Mulher proletária, de Jorge de Lima.
Será feito um estudo sobre os autores citado e aspectos estilísticos das duas obras.
Os alunos serão estimulados a falar sobre a pintura e o poema focalizando a questão social, a exploração do trabalho da época em que foram produzidas, assim, como nos dias atuais, contextualizando-as.
Por último será solicitado aos alunos, com base nas reflexões realizadas no grande grupo, fazerem a releitura da obra Operários.
Os alunos irão apresentar suas releituras aos colegas e no final será feita uma auto-avaliação dos resultados.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário