Uma das tarefas dentro do Seminário Integrador( Curso de Artes Visuais) foi assistir a filmes indicados que reflitam sobre o papel do professor no contexto atual da sociedade.
O filme "Leões e Cordeiros' foi um dos escolhidos. O filme traz três ambientes que se interligam por influênciarem na formação do cidadão: a política, a imprensa, a escola e, levam a refletir sobre a ética nessas áreas.
O professor se sente frustrado, sem reconhecimento, mas continua fazendo o que julga fazer de melhor: reconhecer nos estudantes talentos especiais, ajudando- os a reconhecer e valorizar seu talento.
O professor do filme nos leva a refletir sobre nosso papel de formador de opiniões. Sobre a importância de estarmos sempre atentos aos que acontece a nossa volta e, principalmente aos nossos estudantes, para podermos ajudá-los na tarefa de se descobrirem como seres humanos capazes, pensantes e atuandes em sua sociedade.
'' Leões e Cordeiros'' questiona a ética dos profissionais envolvidos. Tentar influênciar os estudantes com nossos pontos de vista, até que ponto é ético? E deixar de infuênciar?
Qualquer que seja a profissão, o importante é não deixar de acreditar que podemos contribuir para uma sociedade melhor e, é só com a prática dia após dia que descobriremos a melhor maneira de darmos nossa contribuição
quinta-feira, 10 de setembro de 2009
Assinar:
Postagens (Atom)