Segundo Paulo Freire a leitura do mundo precede a da palavra. A criança primeiro aprende a observar o mundo que a cerca , para depois aprender a ler e escrever. A transformação dessas leituras é que vão construindo o conhecimento.
O aluno deve aprender a partir do contexto que vive e compreende. Mas isso só acontece quando o professor conhece seu aluno e, é criterioso na hora de decidir o que e como abordar os conteúdo sempre valorizando o conhecimento prévio.
O professor é fundamental no desenvolvimento do jovem, que deve ser respeitado nas suas individualidades e estimulado pelo professor para buscar sempre novass formas de conhecimento.
O professor deve amar o que faz, ter prazer de dialogar com os estudantes, passando verdade em suas palavras.
Professor consciente questiona seu desempenho, está sempre pesquisando, indo atraz de novidades, da mesma forma repassa para o aluno a importância de pesquisar, questionar e trocar idéias como os outros
São várias os teorias que levam a pensar, refletir. A criança assim que nasce já observa o que se paasa a sua volta, esse conhecimento deveria ser contextualizado pelo escola, auxilando a criança a ter vontade de expandir esse conhecimento.Para isso é necessário o professor ter domínio do assunto discutido. Nas aulas de arte, como discutir sobre pintura barroca se o professor não conhece os alunos, não domina o assunto o suficiente para passar verdade nas suas palvras